As grávidas não podem beber café?

Quando o assunto é alimentação durante a gravidez, há diversas questões a serem consideradas para garantir a saúde e o bem estar tanto da mãe como o do bebé em desenvolvimento.

Umas das dúvidas que surge é sobre o consumo de café durante a gestação. Muitas pessoas acreditam que as grávidas não podem beber café, mas será que essa é uma recomendação realmente válida?

Neste blog, vamos explorar a relação entre o consumo de café durante a gravidez e as suas possíveis consequências para a saúde das grávidas e do feto.

Curioso sobre este tema? Então, continue a ler!

As grávidas não podem beber café?

O café é uma das bebidas mais populares e amplamente consumidas em todo o mundo, mas também é conhecido por conter cafeína, uma substância que pode atravessar a placenta e afetar o feto em desenvolvimento. Diante disto, surgem preocupações sobre possível riscos associados ao consumo de cafeína nas grávidas e no bebé.

O consumo excessivo de café, especialmente com altas quantidades de cafeína, pode estar associado a riscos para a gestação, incluindo um maior risco de baixo peso ao nascer, parto prematuro e até mesmo aborto espontâneo. Isto ocorre porque o feto não possui totalmente a capacidade de metabolizar a cafeína e pode permanecer no organismo fetal por mais tempo.

De acordo com a Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia, o limite seguro de ingestão de cafeína durante a gravidez é até 200mg por dia, o que corresponde a uma chávena de 340ml de café coado.

A cafeína também pode ser encontrada em alguns alimentos e bebidas que também contém cafeína, como por exemplo: café descafeinado moído e torrado, chocolate amargo, chocolate de leite, chá preto e chá verde. Conheça mais sobre os alimentos e bebidas que contém cafeína. 

Durante a gravidez não é necessário evitar totalmente o café, mas deve limitar o seu consumo e ter em atenção a bebidas que contém cafeína.  Limitar a ingestão de cafeína dentro das recomendações de saúde é importante para garantir a segurança do bebé em desenvolvimento.

Conhecer os limites e consultar o médico obstetra são medidas fundamentais para que as grávidas possam desfrutar do prazer do café de forma consciente e segura durante a gravidez. Conheça as opções da caffier com menos cafeína aqui.

 

 

 

 

Partilhe: